Inteligência artificial nas escolas: 3 tendências para ficar de olho em 2022

Edukon
3 min readFeb 2, 2022

A definição de Inteligência Artificial foi mudando ao longo do tempo. Há não muito tempo atrás, calculadoras simples eram consideradas IA, enquanto agora o termo está associado a uma variedade de tecnologias mais complexas, como o reconhecimento facial e aplicativos de rotas — Google Maps e Waze, por exemplo. No entanto, embora seja uma tecnologia em constante transformação, a inteligência artificial, em sua essência, é uma área de ciência da computação que aborda a simulação do comportamento inteligente em computadores. Na educação, ela vem sendo incorporada de maneira crescente e mostrado benefícios promissores para alunos, professores e gestores.

Se você é aquela pessoa que ainda associa a ideia de Inteligência Artificial a robôs que vão extinguir toda a humanidade da Terra, vamos te mostrar algumas tendências que irão bombar nesse ano letivo e que provam como a IA é acessível e pode ser facilmente aplicada na rotina das escolas.

  1. ASSISTENTES VIRTUAIS

“Alexa, me diga quem foi Albert Einstein”. Assistentes virtuais controlados por voz, como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon, são excelentes para responder perguntas diretamente ou de fontes referenciadas. Elas soam amigáveis ​​e educadas e têm uma paciência do tamanho da curiosidade dos alunos. Muitas escolas já estão aderindo a essa tecnologia, pois além de proporcionar ao professor funções simples como a definição de lembretes, a leitura de um texto e a solicitação de dados sobre um evento histórico, as assistentes virtuais permitem:

  • Que as necessidades de todos os alunos sejam atendidas. Enquanto um professor está trabalhando com um grupo, por exemplo, a assistente virtual pode ser usada com os outros estudantes.
  • Que os professores tenham momentos de respiro. Com uma assistente virtual pronta para responder às dúvidas dos alunos, os professores ficam mais livres para fazer outras atividades operacionais. Em vez de perguntar ao professor, os alunos podem obter uma resposta instantânea da assistente virtual.
  • Que os alunos desenvolvam uma compreensão de como usar ferramentas digitais. Os estudantes já estão usando assistentes digitais fora da sala de aula, então devemos dedicar um tempo para ensiná-los a usá-las corretamente. Por exemplo, para obter as respostas corretas, os alunos devem aprender a fazer as perguntas certas e a enunciá-las.

2. CHATBOTS

Um chatbot é um software que utiliza inteligência artificial para manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais. Nas escolas, os chatbots geralmente são incorporados aos sites das instituições e são um excelente suporte ao cliente. Para ficar mais claro, imagine o seguinte: um pai está procurando informações sobre como matricular seu filho em sua escola e vai até o site da sua escola tentar descobrir como realizar a matrícula. Ele poderá perguntar ao chatbot, que produzirá uma resposta automática a partir da palavra-chave “matrícula”. Bacana, né? Sem dúvida, a automação da comunicação é uma ótima maneira de oferecer assistência instantânea para a comunidade escolar.

3. PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

As plataformas de aprendizagem digital são ótimos investimentos para as escolas, pois concentram, em um único lugar, recursos e tecnologias que facilitam a gestão escolar. Com a Edukon, é possível automatizar processos como a correção de atividades e a lista de presença. Além disso, por meio de dados inteligentes, a sua escola pode personalizar métodos e fazer um mapeamento da aprendizagem dos alunos. Assim, fica mais simples detectar as dificuldades de cada estudante.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre a nossa plataforma digital de aprendizagem personalizada. Em breve, estaremos ainda mais conectados com você, e colocando sua experiência com nossa plataforma na palma da sua mão. Aguarde as novidades!

--

--

Edukon

Plataforma educacional com ferramentas que otimizam o ensino e a relação da escola com seus professores e alunos.